top of page
COMUNIDADE INDÍGENA XUCURUS

ÉPOCA/DATA: 1770


LOCAL:Mata da Cafurna e Fazenda Canto.


DESCRIÇÃO: Os índios Xucurus-Cariri são indicados como os primeiros habitantes dessa região, desde 1770, quando fugidos da seca encontraram nas matas do alto das serras um lugar propício à instalação de sua aldeia. Uma missão foi enviada para catequizá-los e apósinstalada entre eles, os convenceu a mudar o local do aldeamento para o sopé da serra da Boa Vistaonde foi edificada a primeira igreja da região e atual Matriz. Este local é tido como o marco zero da cidade.
Atualmente está dividida em duas aldeias, uma na Mata da Cafurna e outra, mas numerosa, na Fazenda Canto, mas compõem uma só tribo. Conflitos e questões judiciais por terra não permitiu o bom relacionamento dos indígenas com alguns homens de poder da cidade, o que propiciou o distanciamento da cultura dos aldeados dos limites urbanos, mas continua a ser preservada dentro de seus territórios. A produção de artesanatos indígenas não muito disseminada no comércio local, sendo mais facilmente encontrado indo diretamente em uma das aldeias. O acesso pode ser por estradas planas ou íngremes, a depender da opção.
Os serviços básicos como educação, saúde são oferecidos dentro das aldeias e procurados pelos descendentes indígenas também fora de seus limites. O mesmo acontece com relação a consumo e emprego.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page